TERAPIA DE CASAL
Imagine a seguinte situação: depois de algum tempo de relacionamento, você e seu parceiro já não conseguem se entender. Qualquer assunto é motivo para discussão ou vocês simplesmente se afastaram com o passar dos anos.
Nesse momento começa uma via sacra para tentar recuperar o encanto perdido. Viagens, jantares românticos e até mesmo os filhos não conseguem solucionar o problema. Mas você sabia que a terapia de casal pode, realmente, ajudar? Quando se fala em terapia, a impressão que temos é que o relacionamento já está mesmo no fim, afinal ninguém procuraria este recurso se houvesse outra maneira de lidar com o problema. Mas a verdade é que, ao buscar esse tipo de solução, o casal demonstra que está mesmo disposto a restaurar o sentimento que o uniu – e isso é muito positivo. Enquanto as demais soluções (viajar, passar mais tempo juntos, ter filhos) são paliativas e procuram “maquiar” o verdadeiro mal, a terapia é a alternativa para os casais que conseguem encarar a relação de frente e admitir que há um problema que precisa ser resolvido. Esse é o primeiro passo para que marido e mulher consigam resultados positivos. Em geral, um casal que entra em contato com um terapeuta para ambos o faz voluntariamente e isso faz toda a diferença: significa que ambos estão dispostos a ceder no que for preciso, em nome do amor que julgam em extinção. Discutir é um processo normal em qualquer relacionamento. Mesmo entre amigos, colegas de trabalho ou com a família, a discussão é parte importante do processo de entendimento. O problema é quando ela deixa de ser apenas um debate e passa a envolver desrespeito ou ataques pessoais. Nesses casos, o foco se perde e os resultados têm grandes chances de serem desastrosos. É aí que o terapeuta de casal pode trabalhar com mais autonomia, regulando a discussão para que ela não se inflame. Se um casamento não vai bem, algumas questões-chave precisam ser respondidas para que se possa obter bons resultados da terapia. “Quem são os dois juntos? O que se repete na relação? O que os uniu? O que os ameaça no momento? Afinal, é muito dolorosa a sensação de que a promessa de felicidade de outros tempos deixou de fazer sentido. ” – de acordo Com a especialistas esses questionamentos ajudam a direcionar a terapia de modo que o casal possa enxergar com objetividade os otivos que levaram o relacionamento a deixar de funcionar.

Quando inicia-se um relacionamento, cria-se inúmeras expectativas, sonhos, idealizações e promessas. Inicialmente são tantas as qualidades, e com o passar do tempo as dificuldades aparecem juntamente com as frustrações, decepções e falta de diálogos. O tão sonhado ‘feliz para sempre’, parece muitas vezes estar distante onde tudo que você faz não é importante ou valorizado pelo outro.Os objetivos da terapia de casal é promover aquilo que funciona bem na química do casal. Desenvolver o diálogo construtivo facilitando a comunicação e expressão de sentimento. Reparando erros de hábitos, comportamentos e criar novos papéis e desafios. E acima de tudo trabalhar o autoconhecimento individual reacendendo o amor próprio e reconecta o casal. Pode ser agora de procurar ajuda de um profissional. Minhas sessões de Terapia de casal ajudam os pacientes a desenvolverem atitudes positivas em relação às circunstâncias mais complexas e desafiadoras da vida. Entre em contato comigo e deixe-me ajudá-los a encontrar o melhor do relacionamento.