
POLTERGEIST é o mais conhecido de todos os eventos psicocinéticos e se manifesta por distúrbios ambientais cuja origem sugere ser paranormal e indica aparente intencionalidade. Não deve ser considerado fenômeno Psi, tendo em vista que usa preponderante espontaneidade o impede de ser levado a laboratório para experimentação.
O QUE É A POLTERGEIST?
A Parapsicologia encontra uma grande dificuldade para estudar os fenômenos de Poltergeist. O que se tem em mão são muito relatos e algumas filmagem. No entanto quando falamos de filmagens principalmente nos tempos de hoje com tantos recursos digitais para criar ou manipular eventos, fica cada vez mais difícil a pesquisa de fenômeno Poltergeist.
A pesquisa sobre o fenômeno de Poltergeist se torna mais observável e estudado quando identificamos uma pessoa com certa capacidade de gerar o fenômeno. Estamos no início dessa caminhada, mas já podemos dizer que a intenção emocional é uma fonte geradora para Poltergeist, como por exemplo a Raiva. “Quando uma pessoa está com muita Raiva por que foi traída, mesmo de forma intencional fatores paranormais podem acontecer no ambiente”.
A curta duração de seus episódios o torna um fenômeno de difícil observação. A espontaneidade e a recorrência são suas características principais, ruídos sem causa aparente, materialização e desmaterialização de objetos, pirógena, vazamentos de água, correntes de ar, mal funcionamento de aparelhos e instalações elétricas, chuva de pedras e queda de objetos com trajetória irregular, são manifestações independentes ou simultâneas de seus episódios.



