
Aparições integram o conjunto das hipóteses de sobrevivência da mente, apoiadas na ideia da continuação da vida após a morte do corpo físico. As aparições referem-se às manifestações com comunicação inteligente e intencional, aparentemente muito reais e objetivas, já que os presente no ambiente podem obter um relativo acesso visual. Mesmo que as aparições costumam ser rápidas e a mensagem concisa, as imagens são mais nítidas e visuais do que costumam ser as experiências alucinatórias - hipótese alternativa principal a ser aventada, durante pesquisa na área, pela maioria dos estudiosos. Isto ocorre por preconceito ou por receio de associação religiosa, e também, por que um elemento alucinatório está esmo inserido em grande número e eventos.ESE DA SOBREVIVÊNCIA Ainda sem resultados conclusivos, a Hipótese de sobrevivência da Mente apoia-se na ideia da continuação da vida após a morte do corpo físico. É o mais antigo motivo de estudo dos fenômenos paranormais, a pesquisa que mais arrecadou fundos na área, e a razão maior da fundação da Sociedade de Pesquisa Psíquica S.P.R em 1882. Desde 1886, sistemáticos estudos vêm sendo efetuados, mas o problema com este tipo de pesquisa é que, mesmo que as investigações conduzem, inevitavelmente, à hipótese de Psi. Mesmo assim, cada caso deve ser abordado como único a ser pesquisado.
O QUE É APARIÇÕES?
Quando falamos sobre a pesquisa ou estudo sobre Aparições temos que desconsiderar qualquer tipo de drogas ou endógenos alucinógenos e rituais religiosos onde as pessoas podem ser induzidas ao processo de Aparição.
É um fenômeno que acontece com maior frequência no período noturno e com grandes relatos de pessoas que acordam durante um sonho com um ente falecido e quando abre os olhos o falecido está no quarto ou atravessando paredes ou portas.